Coronavírus

Estoque de kit intubação melhora mas segue crítico em 18% dos hospitais privados

Agência Brasil
Segundo levantamento da Anahp, associação do setor, pode durar por até cinco dias  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 21/04/2021, às 12h12   Folhapress/Painel


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de uma leve melhora, a falta de medicamentos para o tratamento da Covid em hospitais privados ainda é crítica, principalmente os do kit intubação. Novo levantamento da Anahp (associação do setor), de terça (20), com 65 hospitais, mostra que 18,5% só têm estoque por até cinco dias. Na semana passada, eram 31%.

De acordo com a entidade, a evolução se deve ao menor número de pacientes internados e ao esforço dos hospitais para importar os medicamentos.

Ao todo, 12 instituições de seis estados, entre eles São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, estão em alerta vermelho com a falta do kit intubação. Cerca de 25% dizem ter estoque para duas semanas ou mais, enquanto 55% têm para uma semana.

A disponibilidade de anestésicos também melhorou. De 20 hospitais na semana passada, baixou para nove os que ainda estão em fase crítica, com estoque para até cinco dias. A falta de ventiladores afeta cinco instituições.

Segundo a Anahp, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid é de 81,75% nos hospitais associados —ante mais de 85% da última semana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp