Coronavírus

Salvador registra longas filas em pontos de vacinação da 2º dose

Betto Jr/Secom
Já os pontos de 1º doses têm filas moderadas  |   Bnews - Divulgação Betto Jr/Secom

Publicado em 24/04/2021, às 10h31   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A procura pela segunda dose da vacina contra a Covid-19 está alta na manhã deste sábado (24), em Salvador. Até às 10h, o ‘filômetro’ da prefeitura, site que divulga em tempo real os tamanhos das filas, registrou 11 pontos de vacinação com alta demanda. Seis deles funcionam com o esquema drive thru. (confira em tempo real a movimentação)

Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Ondina, uma longa fila se formou chegando até à rua Caetano Moura, na Federação, nas imediações da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

Um leitor do Bnews que aguardava na fila do Barradão, em Canabrava, desistiu de tomar a segunda dose depois saber quanto tempo deveria esperar para ser atendido. "A expectativa para ser atendido é de quatro e cinco horas. Desisti", disse. 

Em contrapartida, os pontos onde estão sendo aplicadas a primeira dose da vacina apresentam, em sua maioria, filas moderadas. O 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, no Garcia, onde estão sendo atendidos idosos, pessoas com Síndrome de Down e pacientes em hemodiálise, por exemplo, não tem espera.

A cidade tem 37 pontos ativos de vacinação, sendo 16 drive thrus e 21 fixos. Até às 10h35, a capital baiana já tinha vacinado 6.854 pessoas com a primeira e segunda dose. 

No início da semana, de acordo a secretaria municipal da Saúde, 12 mil pessoas, entre eles idosos e trabalhadores da saúde, não haviam comparecido aos pontos de vacinação para a segunda aplicação.

Ainda de acordo com a pasta, preocupados com a ausência do público, agentes encaminharam mensagens de texto para os celulares dos faltantes alertando sobre a necessidade de completar a imunização contra o vírus, o que pode explicar a alta demanda deste sábado.

A pasta alerta ainda para a necessidade de consultar o 'filômetro' da prefeitura antes de ir até um ponto de vacinação para evitar longas filas e aglomerações. Rassalta ainda a importância de entrar no portal da pasta para consultar o dia que cada pessoa deve retornar para a aplicação da segunda dose e o agendamento prévio pelo Hora Marcado, site onde é possível optar por um ponto próximo de casa, o dia e o horário da aplicação. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp