Coronavírus

Demora da Anvisa pode fazer Brasil perder 2 milhões de doses da Sputnik V, diz presidente de consórcio

Casa Rosada
A Bahia e o Fundo Soberano Russo celebraram o contrato para a compra de 9,7 milhões de doses.  |   Bnews - Divulgação Casa Rosada

Publicado em 25/04/2021, às 17h32   Redação Bnews



O Brasil pode ficar sem a carga de 2 milhões de doses da Sputnik V que seria importada para o país em abril. A informação foi confirmada pelo governador do Piauí, Wellington Dias, presidente do Consórcio do Nordeste, entidade que comprou 37 milhões da vacina russa.

Dias atribui a perda da carga à burocracia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a demora para liberação da licença de importação. As informações são do portal Metrópoles. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

“É real, infelizmente, [a possibilidade de] o Brasil perder a oportunidade do recebimento do lote de abril da vacina Sputnik. Ou seja, a demora na liberação da licença de importação por parte da Anvisa e a demora por burocracias, por exigências que não estão previstas na lei”, disse.

Já a Anvisa afirma que está dentro do prazo, já que, na ausência do relatório técnico de avaliação de uma autoridade sanitária internacional, o prazo de decisão é de até 30 dias.

O governador Rui Costa já havia criticado a postura da agência reguladora durante uma transmissão online no início do mês, após a Bahia fazer um novo pedido formal à Anvisa solicitando que o órgão libere a importação. O estado e o Fundo Soberano Russo celebraram o contrato para a compra de 9,7 milhões de doses.

"Infelizmente a Anvisa continua atrapalhando. Depois de três horas de reunião, com muita burocracia, chega a informação de que eles [a Anvisa] vão precisar ir na Rússia para poder saber se autoriza ou não a vacina. O que presenciamos foi burocracia e falta de sensibilidade com a vida humana. Vamos continuar batalhando e, se for necessário, iremos ao STF para conseguir liberação da importação da vacina", comentou o governador na ocasião.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)