Coronavírus

Em duas semanas, 20 festas são interrompidas por fiscalizações em Lauro de Freitas

Natanael Kiss/PMLF
Segundo a prefeitura, duas dessas festas estavam sendo realizadas durante o dia em residências nos bairros de Ipitanga e Vilas do Atlântico   |   Bnews - Divulgação Natanael Kiss/PMLF

Publicado em 28/04/2021, às 19h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo com o aumento em número de mortes pela Covid-19, festas continuam acontecendo em toda a Bahia. Só nas últimas duas semanas, 20 eventos foram interrompidos durante fiscalizações em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Segundo a prefeitura, duas dessas festas estavam sendo realizadas durante o dia em residências nos bairros de Ipitanga e Vilas do Atlântico. De acordo com o coordenador da força-tarefa de fiscalização, Smith Neto, superintendente da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), em quase todos os casos as equipes chegam a este tipo de evento por meio de denúncias recebidas pelo número 156, da Central Integrada de Mobilidade Urbana (CIMU).

“A grande maioria destas festas são interrompidas graças às denúncias que recebemos no CIMU, que geralmente são feitas por pessoas que se sentem incomodadas com o som alto. Muitas vezes quando nossas equipes chegam os aparelhos de som já estão desligados, mas as pessoas ainda estão nestas residências, sempre em grande número, especialmente jovens, fazendo o uso de bebidas alcoólicas e sem máscaras de proteção.”

Participam das operações cinco secretarias municipais, que contam com o apoio das Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Procon. Está em vigor a restrição de circulação noturna, das 21h às 5h da manhã, prorrogada pela Prefeitura até o dia 3 de maio.

Ainda de acordo com a prefeitura, entre os dias 13/04 a 27/04, além da interrupção das festas, as equipes responsáveis pela fiscalização noturna abordaram mais de 1.600 pessoas que transitavam pelas ruas e fiscalizaram 101 estabelecimentos comerciais, 12 deles foram notificados, em sua maioria bares e restaurantes por estarem funcionando fora do horário permitido e comercializando cervejas. A venda de bebidas alcoólicas durante os finais de semana está proibida pelos decretos municipal e estadual, ainda que por meio do serviço de delivery.

Em Lauro de Freitas, bares e restaurantes estão autorizados a funcionar segunda e terça das 10h às 18h30, e de quarta a domingo das 10h às 19h30. A reabertura escalonada dos estabelecimentos comerciais no município foi iniciada no dia 5 de abril, com base em indicadores epidemiológicos que indicam uma melhora no cenário de transmissão da Covid-19, com taxa de ocupação de leitos igual ou inferior a 85%.

Fiscalização diurna

Neste mesmo período, durante a fiscalização diurna, as equipes da força-tarefa fiscalizaram 59 estabelecimentos comerciais. Em apenas dois foram identificadas irregularidades. Desde o início da pandemia a gestão municipal tem dialogado constantemente com todos os segmentos da economia do município, construindo soluções e medidas de forma coletiva, o que acaba resultando em um baixo número de descumprimento das medidas adotadas pela Prefeitura por parte dos estabelecimentos autorizados a funcionar.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp