Coronavírus

União Europeia não renova contrato de fornecimento da AstraZeneca

Pippa Fowles / No 10 Downing Street / Fotos Públicas
A Bahia recebeu um novo lote com 244.200 doses da AstraZeneca na última quinta-feira, dia 6.  |   Bnews - Divulgação Pippa Fowles / No 10 Downing Street / Fotos Públicas

Publicado em 10/05/2021, às 08h53   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A União Europeia (UE) não renovou o contrato com a farmacêutica AstraZeneca para o fornecimento de vacinas contra a covid-19. O acordo atual termina em junho deste ano.

Segundo o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, a farmacêutica não respeitou o cronograma de entregas, mas a não renovação do contrato não significa o fim das negociações com a AstraZeneca. “Veremos o que vai acontecer. Não acabou. Espere e veja", disse o comissário à rádio uma francesa no domingo (9).

Além do plano não confiável de distribuição das vacinas, um outro fator pode ter pesado para a suspensão do contrato, o regulador de medicamentos da Europa, equivalente à Anvisa do Brasil, disse na última semana que está analisando relatórios de um raro distúrbio degenerativo dos nervos em pessoas que receberam doses da vacina. 

Em contrapartida a suspensão de fornecimento da AstraZeneca, o bloco fechou um acordo com os laboratórios Pfizer e BionTech para a compra de 1,8 bilhão de doses adicionais. A Bahia recebeu um novo lote com 244.200 doses da AstraZeneca na última quinta-feira, dia 6.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp