Coronavírus

Estudantes de odontologia da Unime denunciam falta de vacinação contra a covid e cobram respostas da prefeitura

Dinaldo Silva/BNews
Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 10/05/2021, às 17h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de estarem incluídos no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19, estudantes do curso de odontologia da faculdade Unime Salvador não estão imunizados. A vacinação para os profissionais em formação está prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI) divulgado pelo Ministério da Saúde.

Estudante do nono período do curso, uma aluna, que preferiu não se identificar, relatou à reportagem que a coordenação da instituição de ensino já enviou toda a documentação necessária e a lista com os nomes dos alunos aptos a receberem o imunizante para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no entanto, até o momento a solicitação não foi aceita pela pasta.

"Estamos sendo privados do nosso direito a vacinação como profissionais da saúde, visto que, de acordo com o ministério da Saúde, os estudantes que estiverem em estágio obrigatório ou atuando na clínica são considerados profissionais da saúde. Nós contribuímos com a saúde pública oferecendo atendimento gratuito a população de Salvador e estamos expostos ao vírus. Observamos nos últimos dias alunos de outras instituições de ensino serem vacinados e o pedido da instituição para incluir nossos nomes foi negado, não entendemos o porquê desta distinção", questiona a estudante que afirmou ainda que colegas de outros cursos da área da saúde da faculdade também não conseguiram se vacinar.

No documento, disponível online no site do Ministério da Saúde, mostra que estudantes da área técnica em Saúde, que estão realizando estágio nas áreas hospitalar, de atenção básica e clínicas, foram incluídos no grupo de trabalhadores da saúde, primeira categoria a ser vacinada contra a doença.

A reportagem entrou em contato com a SMS que afirmou que as listas com os nomes dos alunos precisam passar por critérios de averiguação e checagem de dados, "já que as mesmas devem conter as seguintes informações: Universidade/Faculdade, nome completo, CPF, a categoria profissional, e o local do campo de estágio com a data de início da atuação". A secretária explicou que só após a verificação os estudantes são inseridos no sistema para o recebimento do imunizante, mas não informou como anda o processo de averiguação dos estudantes do curso de odontologia da faculdade Unime Salvador, mesmo eles já estando fazendo estágio em campo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp