Coronavírus

Navio estrangeiro entra em quarentena no Porto de Aratu após confirmação de caso de Covid

Leitor Bnews
Embarcação tem bandeira da Suiça  |   Bnews - Divulgação Leitor Bnews

Publicado em 28/05/2021, às 11h36   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Um navio de bandeira da Suíça atracado no Porto de Aratu, em Candeias, foi conduzido até a área de quarentena após a confirmação de caso de Covid-19. Não há informações sobre quantas pessoas estavam infectadas a bordo da embarcação e nem o estado de saúde delas, mas o Bnews apurou que trata-se, por enquanto, de um único caso. O paciente seria o comandante da tripulação, da Croácia .  

A reportagem apurou ainda que o navio atracou com 21 tripulantes, entre eles croatas, filipinos e montenegrinos. De acordo com a Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia), que administra o porto, o caso foi confirmado após uma triagem preventiva.

O navio Romandie deixou a Baía de Luga, no golfo da Finlândia, às 14h02 do dia 5 de maio com destino à costa da América do Sul. Ele chegou ao Porto de Aratu às 7h24 dessa terça-feira (25), mesmo dia em que o comandante realizou o teste para detectar a infecção pelo novo coronavírus. 

A equipe de reportagem entrou em contato com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pelo controle de portos e aeroportos. A agência ainda não confirmou o caso, mas adiantou, por meio de nota, que quando um navio entra no porto a equipe de controle da reguladora analisa o livro médico de bordo em busca de ocorrências de possíveis sintomas da Covid.

"Se houver sintomas suspeitos a bordo, como dor de garganta, a Anvisa coloca a embarcação em quarentena de 14 dias, proibindo o acesso a ela, e determinando testagem PCR de todos os suspeitos", diz trecho do comunicado. 

A Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) e a prefeitura de Candeias não tinham conhecimento sobre o caso até a manhã desta sexta. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp