Coronavírus

Gestante com Covid-19 morre enquanto aguardava regulação em UPA de Salvador; bebê é intubada

Reprodução/Google Street View
Gestante Covid-19 morre após dà a luz a bebê e esp  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 30/05/2021, às 11h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma gestante com Covid-19 morreu, neste sábado (29), enquanto aguardava regulação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da San Martin, em Salvador. De acordo com o site G1, Taise Santos da Conceição tinha 35 anos e estava grávida de sete meses. Ela deu entrada na UPA na sexta-feira (28).

Ainda segundo a publicação, Taíse teve uma parada cardíaca e foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que foi acionada quando a situação se agravou.

O bebê foi levado para a Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Neto, no bairro do Pau Miúdo. 

Ainda de acordo com o G1, os médicos informaram que menina foi intubada quando deu entrada na unidade. Não há informações sobre o atual estado de saúde da recém-nascida.

Em nota enviada à reportagem, a Secretaria Municipal da Saúde esclareceu que "a paciente já deu entrada na UPA com quadro gravíssimo, por isso, feito de imediato pedido à Central de Regulação de transferência para maternidade de referência já que se tratava de uma gestante com COVID". 

Com o agravamento do quadro, segundo a secretaria, "o SAMU foi até a UPA e realizou manobras de reanimação cardíaca e, paralelamente o parto do bebê. Infelizmente a mãe não resistiu mas os profissionais do SAMU empenharam todos os esforços e conseguiram salvar a criança que foi levada imediatamente para assistência especializada", diz a nota.

Taxa de ocupação

Neste sábado, Salvador registrou uma taxa de ocupação de 81%  nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos com covid-19, doença causada pelo coronavírus. A taxa de ocupação nos leitos clínicos adulto e pediátrico é de 73%. O indíce geral de ocupação, ou seja, leitos clínicos e de UTI, é de 77%, informam os dados da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). 

Neste sábado (29), a Bahia registrou 6.643 novos casos e 103 óbitos por covid-19. O estado conta com 3.453 leitos ativos e 2.706 estão ocupados. 

*Matéria atualizada às 14h28 para inclusão da nota da Secretaria Municipal da Saúde

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp