Coronavírus

Primeira cidade brasileira a fazer lockdown, Araraquara pode voltar a adotar medida

Polícia Militar de Araraquara/Divulgação
Cidade registrou 21,3% de pessoas com testes positivos para doença - sintomáticos e assintomáticos - na última terça-feira (8)  |   Bnews - Divulgação Polícia Militar de Araraquara/Divulgação

Publicado em 09/06/2021, às 08h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O aumento na taxa de pessoas com testes positivos para Covid-19 pode levar o município de Araraquara, no estado de São Paulo, a adotar um novo lockdown. 

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a primeira cidade brasileira a adotar a medida registrou 21,3% de pessoas com testes positivos para doença - sintomáticos e assintomáticos - na última terça-feira (8).

Além disso, atualmente, 90% dos leitos de UTI da cidade estão ocupados.  

A publicação destaca que um decreto editado em maio pelo prefeito Edinho Silva (PT) previa que um novo lockdown seria decretado se o percentual de testes positivos superasse a marca dos 20% por três dias consecutivos - ou cinco alternados em uma semana.

 Ainda segundo a norma, a cidade será fechada se for superada por três dias consecutivos - ou por cinco dias alternados no período de uma semana - a taxa de 30% de pacientes sintomáticos para a Covid-19. Na última terça, este índice chegou a 28,32%. 

Se for necessário voltar a fechar a cidade, as medidas mais restritivas durariam por sete dias, de acordo com o mesmo decreto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp