Coronavírus

Documentos revelam que Pazuello disse à OMS que "tratamento precoce" reduziu mortes por Covid em 70% no Brasil

Reprodução/Jefferson Rudy/Agência Senado
O Brasil se aproxima da marca de meio milhão de mortos pela Covid-19  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 16/06/2021, às 12h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Senadores da CPI da Pandemia tiveram acesso a um documento mostrando que o então ministro da Saúde, o general da ativa Eduardo Pazuello,defendeu o "tratamento precoce" à Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nos países das Américas.

Não existe tratamento profilático - preventivo - contra a Covid-19. Da mesma forma, não há nenhum estudo que comprove a existência de remédio eficaz no manejo precoce da doença. As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Em circular telegráfica produzida pelo Itamaraty, e enviada às delegações do Brasil em Genebra e em Washington, o Ministério das Relações Exteriores transcreveu um relato da Assessoria para Assuntos Internacionais da Saúde, vinculada à pasta da Saúde, sobre um encontro havido entre Pazuello e a diretora da OPAS, Carissa Etienne, em  outubro do ano passado 2020,

Segundo o relato,de caráter reservado, Pazuello, "especificamente em relação à Covid-19, apontou que o Brasil conseguiu diminuir em 70% a proporção de óbitos com a adoção do atual protocolo de tratamento precoce". O documento não aponta de onde o ministro tirou os dados apresentados à OMS.

O Brasil se aproxima da marca de meio milhão de mortos pela Covid-19. Na última terça-feira (15), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) contabilizou 2.468 novas mortes pela doença no País e 80.609 casos.

Ao todo, desde o início da pandemia, são 490.696 óbitos acumulados e 17.533.221 milhões de acometidos pela doença. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp