Coronavírus

Secretário critica logística da Saúde na distribuição de vacinas: "Na base da emoção"

Reprodução/YouTube
Titular da Sesab adiantou que existe a previsão de que novas doses cheguem ao Estado na próxima quinta-feira (24).  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 23/06/2021, às 10h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, voltou a tecer críticas à logística do Ministério da Saúde no processo de distribuição das vacinas contra a Covid-19.
Durante entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, da rádio Metrópole, desta quarta-feira (23), o titular da Sesab adiantou que existe a previsão de que novas doses cheguem ao Estado na próxima quinta-feira (24).

Contudo, até o momento, não foi divulgado o horário do voo. "É sempre assim, na base da emoção. Recebemos a informação em cima da hora", queixou-se.Vilas Boas explica que a imprevisibilidade cria problemas na logística de distribuição das doses aos municípios. Ele explica que após receber os imunizantes, funcionários da Sesab ainda precisam realizar a contagem e divisão das doses para cada uma das cidades. 

Outro problema acarretado pelos problemas de logística do governo federal está relacionada à contratação de  profissionais provisórios para aplicação das vacinas e eventuais situações nas quais esses prestadores de serviço ficam sem trabalhar em virtude do atraso na chegada das doses. "Se eles ficam parados, sem vacinar, isso significa dinheiro público jogado fora. Você paga para alguém que não está trabalhando", afirmou.

Para ele, a vacinação está sendo "exemplar", tanto na capital como no interior. Questionado sobre o prazo para conclusão do processo de imunização da população baiana, Vilas Boas estimou que, na velocidade atual, serão necessários oito meses para vacinar toda os baianos com mais de 18 anos.

"Agora, o que está previsto é um aumento na velocidade. Nos cronogramas de AstraZeneca  e Pfizer há a previsão de chegada de mais doses no segundo semestre - o que vai possibilitar a aceleração do processo de imunização", ponderou.

Notícias Relacionadas

Vilas Boas reafirma temor por aumento da Covid após festas juninas: "Esse filme já vimos"

Ausência de pronto atendimento para suspeitos de Covid tem feito Feira manter taxa de contágio elevada, avalia Vilas Boas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp