Coronavírus

Fiocruz garante matéria-prima para produção de mais 70 milhões de doses da vacina de Oxford

Divulgação/Moisés Junior
Imunizante deve ser entregue pela Fiocruz entre agosto e dezembro  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Moisés Junior

Publicado em 01/07/2021, às 18h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para produção de mais 70 milhões de doses da vacina de Oxford será entregue pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no segundo semestre de 2021. De acordo com a CNN, os acordos que garantem a entrega do imunizante, um deles de 50 milhões de doses, já assinado, e outro de 20 milhões doses, foram firmados durante reunião com a empresa AstraZeneca nesta semana. Desta forma, a produção da vacina no Brasil não corre risco de ser interrompida, ao menos nos meses de agosto e setembro. A Fiocruz prevê ainda entregar as doses já prontas, com o IFA 100% nacional, no mês de outubro.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, estiveram presentes na ocasião onde foi anunciado o acordo para envio do IFA que garantirá pelo menos mais 70 milhões de doses do imunizante contra Covid-19.

O acordo que garante 20 milhões de doses da vacina eliminará o risco de a aplicação ser suspensa. Já os demais lotes, necessários para a produção das outras 50 milhões previstas para serem entregues ao país, devem ser enviados até dezembro. 

Ao todo, 65,9 milhões de de doses da vacina Oxford/Astrazeneca já foram entregues pela Fiocruz ao Programa de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp