Coronavírus

Idoso se recupera da Covid-19 após 10 meses infectado e 43 testes positivos

Reprodução/BBC News
Em entrevista à BBC, Dave, que é músico nas horas vagas, conta que toda semana era testado e rezava para o resultado ser diferente  |   Bnews - Divulgação Reprodução/BBC News

Publicado em 05/07/2021, às 10h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O britânico Dave Smith, de 72 anos, se recuperou da Covid-19 após 10 meses consecutivos infectado com o vírus. Ao longo de quase um ano da contaminação, o instrutor de autoescola testou positivo para a doença 43 vezes.

Em entrevista à BBC, Dave, que é músico nas horas vagas, conta que toda semana era testado e rezava para o resultado ser diferente.

"Todos os testes davam positivo. Uma semana depois, positivo. Rezava para que o próximo fosse negativo, mas nunca era", conta. Ele se contaminou quando fazia quimioterapia para tratar uma leucemia. Desde que testou positivo pela primeira vez, chegou a perder até 63kg.

"Uma vez eu tossi por 5 horas sem parar. Não falo de tossir, parar, tossir, parar. Mas de tossir, tossir e tossir sem parar, por 5 horas. Consegue imaginar o cansaço que isso causa ao seu corpo?", relata.

Lynda Smith, esposa de Dave, admite que acreditou em alguns momentos que "ele não conseguiria" sobreviver. O instrutor fez as pazes com alguns familiares, em tom de despedida, e listou as músicas que gostaria que tocasse em seu funeral.

"Fiquei resignado. Liguei para minha família, fiz as pazes com todos e me despedi. Fiz uma lista com as músicas que queria que tocassem em meu velório", afirma.

O caso é estudado por cientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, que buscam entender o que aconteceu com o corpo de David e como se comporta o novo coronavírus em um episódio de infecção tão persistente. Por ora, David só pensa em aproveitar a nova chance.

"É como se tivessem me dado minha vida de novo. Você pensa: 'o que eu posso fazer com essa vida?' Estou próximo dos 73 anos, mas talvez ainda tenha algo de bom sobrando em mim", celebra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp