Coronavírus

Secretário da Saúde de Salvador defende eventos-teste, mas prega cautela

Dinaldo Silva/Arquivo BNews
Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/Arquivo BNews

Publicado em 07/07/2021, às 19h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário da Saúde de Salvador, Léo Prates, defendeu, nesta quarta-feira (7), o anúncio feito pelo prefeito Bruno Reis (DEM) de dois eventos-teste na cidade. Porém, ele pregou cautela e disse que algumas questões ainda devem ser debatidas.

“Tivemos o protocolo da educação no ano passado, e mais de um ano depois foi utilizado. Fazer protocolo de eventos agora não significa que será aplicado amanhã”, disse Prates, em entrevista ao BNews Agora, na Piatã FM. 

Segundo o secretário, ainda há outros questionamentos a serem debatidos, como garantia de que as pessoas que participariam do evento estivessem em localidades com atendimento médico e avaliação da Comissão de Ética em Pesquisa. 

O primeiro evento teria público de 500 pessoas, todas vacinadas com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e seria realizado no Centro de Convenções de Salvador.

Além disso, um evento maior seria realizado com um público maior em uma das três ilhas de Salvador.

Poucas doses

O secretário da Saúde de Salvador, Léo Prates, também afirmou que, quando a cidade estiver com poucas doses de vacinas contra covid-19, apenas o público alvo será vacinado. A medida acontece para evitar transtornos, como os protestos que já aconteceram por falta de doses.

O secretário informou que na terça-feira 56% dos vacinados foram pessoas que estavam com a vacinação atrasada.

Porém, Prates afirmou que não pode definir a proibição como regra, porque não seria adequado do ponto de vista epidemiológico. “Se você proíbe, você tá penalizando a pessoa ou a sociedade? Do ponto de vista moral, concordo”, avaliou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp