Coronavírus

Austrália retoma lockdown severo após chegada da variante Delta no país

Fernando Frazão/Agência Brasil
Variante Delta tem causado transtorno aos moradores do país  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 10/07/2021, às 13h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Detectada inicialmente na Índia, a variante Delta do novo coronavírus tem mudado a rotina da população da Austrália. As informações são do jornal Metrópoles. Depois de quase um ano levando uma vida tranquila em relação a outros países que ainda sofrem com a pandemia da Covid-19, os australianos andam tendo que lidar com as mudanças necessárias para conter a propagação da doença.

Até então, o cenário, na Austrália, era de estádios lotados, boates abertas, shows ao vivo pelas cidades e uma economia sem nenhum indício de crise. O país era um verdadeiro exemplo de como se livrar do vírus que vem afetando drasticamente diversas nações pelo mundo.  O sucesso da Austrália na luta contra a pandemia ocorreu principalmente em razão da decisão de fechar as fronteiras do país em março de 2020, com o controle do acesso principalmente de quem decidia retornar à nação.

Contudo, em menos de quatro semanas, com a chegada da variante indiana no país, no mês de junho deste ano, o cenário mudou completamente. O motivo foi o desembarque de um homem de 60 anos que partiu dos Estados Unidos da América (EUA) em direção à Austrália e teria conseguido burlar a quarentena obrigatória a todos que desejam entrar no país.

Até então, não há informações de como o passageiro conseguiu enganar os agentes e escapar da fiscalização no aeroporto. Não se sabe, também, por que o suspeito saiu do local em uma limusine, enquanto outros tripulantes foram escoltados pela polícia e transportado por um ônibus até seus devidos hotéis. 

Chama atenção ainda o fato deste passageiro, que já poderia ter se vacinado contra a Covid-19 no país, ter se negado a tomar o imunizante, o que acabou, provavelmente, facilitando a sua contaminação. 

Somente após ter sido constatado que o homem havia burlado o controle sanitário no aeroporto, o suspeito cumpriu os 14 dias de confinamento, obrigatório a todos os infectados. “Eu me sinto no topo do mundo. Muito feliz em sair de casa novamente”, chegou a declarar o passageiro à imprensa na época. 

A essa altura, contudo, cidade de Sydney já havia registrado mais de 200 casos positivos para a variante Delta e caminhava para mais um lockdown, afetando por completo o cotidiano dos australianos. Em paralelo a isso, a crise financeira que não fazia parte da realidade da Autrália, agora passa a ser cogitada com o prejuízo diário de cerca de 143 milhões de dólares australianos (pouco mais de R$ 500 milhões) ao país, conforme apontado pelo governo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp