Coronavírus

"Muitas vidas teriam sido poupadas", diz Rui Costa sobre suspensão de compra da Sputnik V

Dinaldo Silva/BNews
Consórcio do Nordeste suspendeu a compra da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 05/08/2021, às 19h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia Rui Costa (PT) lamentou a decisão do Consórcio do Nordeste de suspender a compra da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19 e voltou a criticar a postura da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do governo federal. 

“É absurdo e lamentável que os entraves da Anvisa tenham impedido o acesso de milhões de pessoas às vacinas, que já poderíamos estar aplicando desde abril. Com elas, muitas vidas teriam sido poupadas”.

Em maio, o governo da Bahia anunciou que celebrou um contrato com o Fundo Soberano Russo para adquirir 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V. No total, o Consórcio Nordeste firmou compra de 37 milhões de doses. Porém, a Anvisa autorizou a importação apenas parte da importação, em caráter expecional.

“Nos antecipamos em buscar essas doses ainda em setembro do ano passado, atendendo à urgência em salvar vidas humanas. Urgência essa que infelizmente não foi compartilhada por outros agentes públicos”, reforçou Rui.

Segundo o governador, o Fundo Soberano Russo informou que as vacinas que seriam destinadas para o Brasil serão enviadas agora para o México, Argentina e Bolívia. Quando houver definição no Brasil, o Fundo Russo garantiu que as vacinas estarão disponíveis para envio imediato.

Na última terça-feira (3), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), ex-presidente do grupo, antecipou que a suspensão estava no radar.

"Se a Anvisa continuar colocando obstáculos, não faz mais sentido insistir. Se demorar mais algumas semanas, não faz mais sentido", afirmou o governador durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

Em julho, o governador também sugeriu haver sabotagem do Ministério da Saúde sobre uso da Sputnik V e disse que o Consórcio pediria uma audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Quiroga, para tratar sobre a inclusão ou não da vacina russa no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra o novo coronavírus.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp