Coronavírus

Itaparica é a cidade mais atrasada da RMS na vacinação por idade; Candeias é a mais avançada

Vagner Souza/Arquivo BNews
Enquanto Candeias já vacina pessoas acima de 24 anos sem comorbidades, Itaparica está parada na faixa etária dos 33 anos  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 11/08/2021, às 12h28   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Considerando a idade do público-alvo, Itaparica é a cidade da região metropolitana de Salvador mais atrasada na vacinação contra a Covid-19. 

Levantamento feito pelo BNews mostra que enquanto Candeias já vacina pessoas acima de 24 anos sem comorbidades, e outros municípios estão vacinando pessoas entre 25 e 30 anos, Itaparica está parada na faixa etária dos 33 anos. A imunização desse público ocorreu na cidade na última segunda-feira (9).

Em nota enviada à reportagem, a prefeitura de Itaparica explicou que o atraso na vacinação se deve à pequena quantidade de doses enviadas ao município pelo Governo do Estado. Segundo a administração municipal, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), chegou a enviar apenas 30 doses do imunizante, quantidade essa que foi destinada aos novos profissionais da saúde admitidos pela gestão.

A prefeitura alega ainda que "uma pequena parcela da população tem escolhido a marca da vacina", o que prejudica o avanço da campanha. "Na última vacinação, na segunda-feira (09), véspera de feriado na cidade, tínhamos recebido 500 doses para essa vacinação, e até o meio dia somente 170 pessoas tinham se vacinado", diz a nota.

Com população estimada em 22.337 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itaparica já vacinou até o momento aproximadamente 61,80% do público alvo pelo menos com a primeira dose da vacina.

Segundo último boletim emitido pela prefeitura, Itaparica tem atualmente 13 casos ativos da Covid-19. Desde o início da pandemia, foram 1.308 casos e 33 mortes provocadas pela doença.

Depois de Itaparica, as cidades mais atrasadas na imunização no quesito idade são Camaçari, que parou a estratégia na faixa dos 31 anos; e Lauro de Freitas, São Francisco do Conde e Vera Cruz, que vacinaram pessoas com até 30 anos.

Veja, abaixo, a vacinação por idades nas cidades da região metropolitana, em levantamento feito pelo BNews:

Itaparica : 33+
Camaçari: 31+
Lauro de Freitas: 30+
São Francisco do Conde: 30+
Vera Cruz: 30+
Dias D´Ávila: 29+
Mata de São João: 29+
São Sebastião do Passé: 29+
Pojuca: 27+
Simões Filho: 26+
Madre de Deus: 25+
Candeias: 24+

Leia também:

Grávidas vacinadas com AstraZeneca podem tomar 2ª dose da Pfizer ou Sinovac na Bahia

Bahia receberá mais 76.050 doses de vacinas contra Covid-19 nesta quarta (11)

Lotes da vacina da Janssem chegaram a ficar até 40 dias estocados antes de envio aos estados

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp