Coronavírus

População reclama da não emissão do cartão SUS em Salvador; prefeitura culpa sistema do governo federal

Leitor BNews
Um leitor relatou ao BNews que uma longa fila se formou no posto de Saúde em Sete Portas  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 13/08/2021, às 14h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Sem conseguir fazer o recadastramento do SUS, vários leitores procuraram o BNews nesta sexta-feira (13) para reclamar da falta de serviço. Uma denunciante explicou que chegou 8h no porto da Sete Portas e às 12h não tinha conseguido resolver o problema.

“Desde 8h o sistema caiu e até agora não voltou, a fila está enorme, a galera está estressada. O pessoal aqui ligou para o Sistema Nacional, para a secretaria de Saúde e disseram que não teve problema nenhum, mas aqui dentro desde cedo o povo diz que não tem”, contou uma leitora em áudio enviado à redação.

A atualização da situação cadastral do cartão SUS é necessária para vacinação na capital baiana. 

Apesar do relato da leitora, a prefeitura de Salvador afirmou, em nota que os atendimentos relacionados com a emissão da 1ª via e a transferência de domicílio de vinculação do cartão SUS – serviços realizados nas Prefeituras –Bairro – estão impossibilitados de serem realizados. “Isso porque o sistema de pesquisa da base do Ministério da Saúde está inoperante […] As Prefeituras-Bairro aguardam o reestabelecimento do sistema para retomar o atendimento à população. Os beneficiários que já possuem cartão SUS vinculados ao município de Salvador continuam tendo acesso ao recadastramento de forma on-line, por meio do site”, afirmou a gestão, por meio de nota. 

A secretaria municipal de Saúde (SMS) de Salvador não informou um prazo para regularização da situação do cartão SUS. 

Nesta sexta, a capital baiana iniciou a vacinação de pessoas com 23 anos de idade. A imunização está sendo realizada de maneira escalonada.

Leia mais:

Empresas de Salvador oferecem batata frita, drink e até alinhamento no carro a quem provar que está vacinado

Saúde faz mutirão para cadastramento de adolescentes com comorbidades e deficiência permanente nesta sexta (13)

Covid-19: Fiocruz alerta para aumento no número de mortes pela primeira vez desde março

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp