Coronavírus

CBF divulga protocolo para volta de público em estádios; decisão depende de autoridades locais

Divulgação/EC Bahia
Protocolo foi divulgado nesta sexta-feira  |   Bnews - Divulgação Divulgação/EC Bahia

Publicado em 13/08/2021, às 15h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou nesta sexta-feira (13) uma versão do protocolo de recomendações para o retorno do público aos estádios brasileiros. O documento sinaliza medidas a serem tomadas, contudo a liberação depende das autoridades sanitárias locais. 

O documento prevê a volta das torcidas em partidas válidas pela fase de quartas de final da Copa do Brasil, além das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o protocolo, para ter acesso aos estádios, os torcedores terão que fazer um teste RT-PCR para detecção do vírus SARS-CoV-2 até três dias antes da data da partida. Como alternativa, também será aceito o teste ‘Pesquisa de Antígenos’, se realizado em até dois dias antes da partida. Neste caso, o teste obrigatoriamente precisa ter sido realizado em um laboratório de análises clínicas ou unidades de prestação de serviços de saúde devidamente autorizados pelas autoridades sanitárias.

Outra possibilidade apontada pela Confederação para que o acesso seja liberado é de que o torcedor tenha completado o esquema vacinal contra covid-19, doença causada pelo coronavírus. 

Pré-requisitos obrigatórios que foram determinados para entrada e permanência nos estádios:

  • Aferição de temperatura corporal;
  • Uso obrigatório de máscaras de proteção facial autorizadas pela ANVISA nos ambientes internos do estádio durante todo o período de permanência;
  • Obrigatória a manutenção do distanciamento social nos assentos e setores do estádio durante todo o período de permanência;
  • Higienização das mãos com álcool a 70% ou lavagem com água e sabão.

Cálculo do público

Seis fatores serão utilizados para calcular a quantidade de torcedores que poderão frequentar o estádio, são eles:  Taxa de incidência (casos novos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias); Tendência da taxa de casos novos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias; Mortalidade por Covid-19 por 1 milhão de habitantes nos últimos 14 dias; Tendência da taxa de mortalidade por 1 milhão de habitantes nos últimos 14 dias;  Letalidade de Covid-19 (global); e Percentual da população plenamente vacinada.

Através de uma pontuação definida pela CBF, com base nos números destes pontos, é feito um cálculo da taxa de normalidade para determinar o limite de público recomendado para cada estádio.

Por exemplo: se o cálculo oferecer um resultado menor que 30%, a taxa de normalidade será baixa e estará liberado até 10% da capacidade de público. Se a taxa de normalidade for de 75% ou mais, a taxa de normalidade será considerada ideal e está permitido um percentual de público acima de 50% da capacidade do estádio.

Leia mais:

CBF divulga protocolo para volta de público em estádios; decisão depende de autoridades locais

Duas partidas movimentam a 18ª rodada da Série B nesta sexta

Com volta de Daniel Alves, Tite convoca seleção brasileira para Eliminatórias

Bahia divulga nomes de sócios que poderão assistir jogo contra Atlético-GO em Pituaçu

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp