Coronavírus

Por falta de voluntários, Anvisa autoriza mudança na pesquisa da vacina ButanVac

Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
A mudança diz respeito a etapa inicial do estudo de fase 1 e 2 da vacina brasileira  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Publicado em 18/08/2021, às 10h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quarta-feira (18), que o Instituto Butantan prossiga com os testes da vacina Butanvac utilizando o imunizante da Coronavac no lugar do placebo. A requisição foi feita pela dificuldade em encontrar voluntários que aceitassem participar do estudo com placebo, já que corriam o risco de não receber nenhuma proteção contra a doença. 

A mudança diz respeito a etapa inicial do estudo de fase 1 e 2 da vacina brasileira.

O placebo é utilizado em pesquisas como parte do grupo de controle dos pesquisadores. Ele não possui nenhuma substância ativa, e o voluntário não sabe se está recebendo a vacina que está sendo testada ou uma dose do placebo. 

Os testes autorizados, neste momento, serão feitos em 400 voluntários, que receberão aleatoriamente CoronaVac e ButanVac. Ambas serão aplicadas em duas doses com intervalo de 28 dias entre elas. 

O ensaio será realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto (SP).

Matérias relacionadas:

Anvisa autoriza estudos da ButanVac com vacinação em voluntários

Primeira vacina brasileira, Butanvac pode ser aplicada a partir de outubro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp