Coronavírus

MP-BA decide não se opor a evento teste da Prefeitura de Salvador

MP-BA
A festa deve ocorrer na próxima quinta-feira (26) e contará com cerca de 500 pessoas  |   Bnews - Divulgação MP-BA

Publicado em 19/08/2021, às 19h01   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Em reunião realizada nesta quarta-feira (18), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) decidiu não se opor à realização do evento-teste, para 500 pessoas, planejado e anunciado pela Prefeitura de Salvador e que se especula que deve ocorrer na próxima quinta-feira (26). A decisão veio após análise das questões que envolvem a festa no encontro entre a promotora Rita Tourinho e representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Saltur.

No final de julho, o MP havia solicitado informações sobre a pertinência sanitária do evento e como a SMS aprovou os protocolos necessários de prevenção à disseminação do novo coronavírus apresentados pelos empresários, o órgão entendeu por não se posicionar contrariamente à realização do evento. Pesou também na decisão o avanço da vacinação contra a Covid-19 na capital, já que há a previsão de que até sábado (21), todos os adultos a partir de 18 anos terão a primeira dose do imunizante à disposição. 

Por meio de nota, o Ministério Público Estadual afirmou que “Durante o encontro, os empresários apresentaram os protocolos sanitários já aprovados pela SMS e informaram que realizarão a testagem anterior e posterior dos participantes do evento. A Secretaria de Saúde se comprometeu a analisar os dados que serão disponibilizados pelos empresários após a festa. Além disso, foi informado que todas as pessoas que vão participar do evento assinarão um termo de compromisso, no qual assumem que vão se submeter à testagem. O evento deverá contar com todas as regras de distanciamento”.

A promotora Rita Tourinho destacou que a realização do evento, dentro dos moldes apresentados, é possível, mesmo estando em desacordo com o decreto do governo do estado que limita a 300 a quantidade de pessoas em eventos. Ela pontuou ainda que o evento, “apesar de não ser considerado um evento teste porque não é acompanhado por instituição científica, é um evento de testagem que pode ser realizado com o aval do Município”. 

A prefeitura de Salvador pretende reunir, no estacionamento do Centro de Convenções, aproximadamente 500 pessoas vacinadas com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. O planejado é para que a festa tenha duração de 3h e seja comandada por duas grandes atrações da música nacional, com abertura, show nº 1, intervalo com apresentação de DJ, show nº 2 e encerramento. O acesso ao local será por cinco entradas diferentes para evitar aglomerações. 

O espaço do evento contará com aferição de temperatura, totens de álcool gel, e pontos de higienização. Pessoas que estejam acima de 37,8ºC serão barradas e a entrada será monitorada com uso de aplicativos  sites, QR Codes e reconhecimento facial para controle dos participantes. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp