Coronavírus

Diretor-presidente da ANS diz que agência não lida com denúncias sobre hidroxicloroquina

Leopoldo Silva/Agência Senado
Paulo Roberto Rebello Filho prestou depoimento à CPI da Covid  |   Bnews - Divulgação Leopoldo Silva/Agência Senado

Publicado em 06/10/2021, às 15h53   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Em depoimento à CPI da Covid, nesta quarta-feira (6), o diretor-presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Paulo Roberto Rebello Filho, afirmou que a agência abriu uma investigação contra a Prevent Senior, mas que denúncias relativas à hidroxicloroquina não estão entre as atribuições do órgão.

Os casos, segundo ele, devem ser encaminhados para o CFM (Conselho Federal de Medicina). O diretor disse que a ANS recebeu 38 reclamações relativas ao "kit Covid".

"Nós levantamos essas informações, em que encontram-se 38 reclamações específicas relacionadas ao 'kit Covid'", afirmou.

Leia mais:

CPI deve enviar perguntas a Guedes nesta quarta, e relatório vai propor pensão para órfãos de vítimas da Covid

Aziz confirma que relatório da CPI deve propor indiciamento de ao menos 30 pessoas

"E as nossas respostas são nesse sentido de que não compete à agência qualquer tipo de interferência na prescrição do médico em razão da sua autonomia, cabendo, sim, ao Conselho Federal de Medicina e aos Conselhos Regionais de Medicina", completou.

DENÚNCIAS
Durante a sessão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um dossiê com denúncias contra a Prevent Senior, que teria sido encaminhado à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

A documentação contraria versão dada por Rebello Filho, que disse em seu depoimento que apenas tomou conhecimento das denúncias contra a operadora através da CPI.

Randolfe apresentou uma série de mensagens que foram encaminhadas para a operadora em abril deste ano. "Nós temos esse documento aqui, que é da Agência Nacional de Saúde Suplementar, em resposta a uma denunciante, a uma profissional de saúde que fazia denúncia contra a operadora."

O documento apresenta uma série de mensagens de gestores da Prevent Senior determinando que os profissionais deveriam obrigatoriamente receitar hidroxicloroquina. Em uma das mensagens, a diretora da operadora afirma "espirrou, toma [cloroquina]", escreveu. "Os resultados estão ótimos."

Em outro caso, uma médica se recusa a administrar o medicamento pois houve uma alteração eletrocardiográfica, o que tornaria desaconselhável receitar a hidroxicloroquina. A gestora então pede para enviar o caso para Rodrigo Esper, diretor da operadora, para ver se ele "autorizava o uso".

Randolfe acrescentou que a ANS afirmou que denúncias do uso de hidroxicloroquina devem ser encaminhados ao CFM (Conselho Federal de Medicina), mas que a própria agência argumentou que trata de casos de "autonomia médica".

Rebello Filho disse que apenas tomou conhecimento dessas denúncias nesta segunda-feira (4) e pediu para a CPI que repasse a documentação, sem saber explicar por que o caso não avançou.

Leia também:

Sargento sequestrado e morto sofria ameaças após compra de terreno
Pedreiro diz que concretou jovem na parede após ter feito sexo com ela

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp