Coronavírus

Sesab autoriza o retorno das visitas a pacientes não Covid-19

Divulgação/Gov-Ba
As visitas estavam proibidas por conta dos altos casos de Covid  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Gov-Ba

Publicado em 06/10/2021, às 18h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Centro de Operações de Emergências em Saúde da Bahia atualizou a Nota Técnica de Nº 66 com novas diretrizes para a liberação de visitas a pacientes internados em todas as unidades hospitalares da rede SUS. As visitas estavam proibidas por conta da pandemia da Covid-19. 

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), serão permitidos dois visitantes por paciente internado, por no máximo 1 hora, com alternância de horários, em enfermarias e unidades fechadas como UTIs, Centro de Recuperação Pós Anestésico, semi-intensiva e sala de estabilização, desde que seja mantida uma distância mínima de 1,5 m entre pacientes, visitantes e trabalhadores. 

Os visitantes não podem ter sintomas gripais, nem terem tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 nos últimos 14 dias.

Ainda de acordo com a Sesab, a reedição da NT 66 considera que a presença do visitante é essencial no tratamento e recuperação dos pacientes, desde que observadas algumas medidas como higiene pessoal, uso de máscaras e afastamento social.

As visitas permanecem suspensas em todas as unidades de internação adultos e pediátricos com pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado de Covid-19. Pela normativa, essas unidades de saúde devem continuar a incentivar as visitas virtuais.

Ocupação de leitos

Dados da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde mostram que a Bahia tem 26% dos leitos de UTI adulto destinados ao tratamento da Covid-19 ocupados nesta quarta-feira (6). O número é maior na UTI pediátrica, com 55% dos leitos ocupados. 

Óbitos

A Bahia registrou nas últimas 24 horas 282 novos casos de Covid-19 e 268 recuperados. O boletim epidemiológico quarta-feira (6) registra ainda 10 óbitos. Ainda de acordo com o boletim, nos últimos sete dias, 97% dos municípios baianos não tiveram registro de óbito por Covid-19, considerando a data de ocorrência. 

Matérias relacionadas:

CPI deve enviar perguntas a Guedes nesta quarta, e relatório vai propor pensão para órfãos de vítimas da Covid

Aziz confirma que relatório da CPI deve propor indiciamento de ao menos 30 pessoas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp