Coronavírus

Municípios baianos recebem novo lote de vacinas da Pfizer e devem antecipar segunda dose do imunizante

Divulgação/Sesab
Bnews - Divulgação Divulgação/Sesab

Publicado em 08/10/2021, às 18h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os 417 municípios da Bahia vão receber, na próxima quarta-feira (13), mais uma remessa de imunizantes da Pfizer contra a Covid-19. Seguindo determinação do Ministério da Saúde, que reduziu o intervalo entre a primeira e a segunda dose do imunizante em todo país, em meados de setembro, a vacina passou a ser ministrada com o intervalo de 8 semanas e não mais com o aprazamento anterior, de 12 semanas.

Com a mudança, é necessário estar atento quanto a antecipação do retorno aos postos de saúde para a conclusão do esquema vacinal. “É preciso destacar que essa mudança é válida somente para os que tinham o aprazamento de 12 semanas, e já tem cerca de 3 semanas que esse intervalo foi reduzido. Por exemplo, quem estiver com prazo de retorno até 10 de novembro, já pode procurar seus municípios a partir de agora para tomar a segunda dose”, destacou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Vânia Rebouças.

Leia também:

Bahia registra 705 novos casos de Covid-19 em 24h; oito morrem
Cerca de 60% dos quilombolas ainda não foram vacinados contra a Covid-19

Prazo de validade

Rebouças destaca que as doses enviadas precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento. Antes da distribuição, os imunizantes são armazenados em ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86°C. Os equipamentos estão localizados nos municípios de Feira de Santana (5), Juazeiro (3), Jacobina (2), Ilhéus (4), Teixeira de Freitas (2), Barreiras (3), Alagoinhas (1), Vitória da Conquista (5) e na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (5), em Simões Filho, mas que atende toda a Região Metropolitana de Salvador.

“Uma vez enviadas, as doses só mantém a validade em temperatura positiva nesse prazo de até 31 dias. Por isso, é tão importante que a população esteja atenta a esse retorno e compareça aos postos de vacinação para concluir o esquema vacinal contra a Covid-19”, finalizou.

Leia mais:

Procuradoria investiga Conselho Federal de Medicina por conduta na pandemia de Covid

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp