Coronavírus

Cerca de 60% dos quilombolas ainda não foram vacinados contra a Covid-19

Reprodução/Ministério do Desenvolvimento Agrário
Estamos longe de sermos imunizados. Todos esses problemas criam gargalos. Quilombolas estão morrendo por não estarem vacinados - Afirma a Conaq   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Ministério do Desenvolvimento Agrário

Publicado em 08/10/2021, às 14h55   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Quilombolas, um dos grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações ( PNI)- mais de 60% ainda não receberam a segunda dose da vacina
 O brasil ultrapassa 45% da população imunizada, segundo Kátia Penha, da área de monitoramento da Covid-19 da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), afirma que as comunidades quilombolas enfrentam problemas, como falta de doses (embora elas sejam devidamente enviadas pelo Ministério da Saúde), dificuldades de transporte, exigência de comprovação de que é quilombola ou, até mesmo, o total abandono do poder público.
 “Estamos longe de sermos imunizados. Todos esses problemas criam gargalos. Quilombolas estão morrendo por não estarem vacinados, corremos o sério risco de terminar a campanha com quilombolas que não foram imunizados. Idosos acamados que não conseguiram se imunizar. Está muito longe [o momento] de as comunidades serem totalmente vacinadas”, afirma .

Leia também 

Suspeito é preso por envolvimento no crime de latrocínio contra idoso

Aliansce Sonae negocia venda de ativos do Shopping da Bahia para a XP Vista

No Dia do Nordestino, Estados promovem ação para reforçar união e oposição política

Katia ainda denuncia: “Temos relatos de problemas diversos, ligados à organização nos municípios. Chegou ao extremo de doses destinadas ao povo quilombola acabarem em uso na população geral”.
O Ministério da Saúde informa que a diferença dos números pode ocorrer por erro no registro da dose no sistema, logo à autoridade sanitária local pode registrar em um outro grupo a dose aplicada em um quilombola.
“O Ministério da Saúde esclarece que já enviou aos estados doses suficientes para vacinar a população total das comunidades quilombolas, estimada em 2,2 milhões de pessoas”, declara.

Leia mais

Direção do PSL chama filiação de Joice ao PSDB de fake e diz que vai à Justiça pedir mandato

Luciano Bivar, presidente do União Brasil, não descarta conversa com Bolsonaro

Ao menos quatro parlamentares são alvos da PF por suspeita de venda de emendas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp