Coronavírus

Atenção pais: Veja modelo de autorização para vacinar crianças em Salvador

Vacinação - Vagner Souza / BNews
Autorização para vacinar crianças pode ser feita do próprio punho  |   Bnews - Divulgação Vacinação - Vagner Souza / BNews

Publicado em 13/01/2022, às 17h38   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador inicia nesta sexta-feira (14) a vacinação infantil contra a Covid-19 em crianças entre cinco e 11 anos. O prefeito Bruno Reis disse que a capital baiana receberá 16 mil doses neste primeiro lote da vacina da Pfizer. No entanto, para receber o imunizante, a criança vai precisar que o pai ou responsável entregue um documento preenchido autorizando a vacinação. O documento está disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (clique aqui e imprima). Porém, para quem não imprimir pode fazer a autorização de próprio punho, assinada e concordando com a aplicação.

O documento é uma orientação do Ministério da Saúde. “Foi uma orientação do ministério [Saúde]. Essa orientação está disponível quando se faz o recadastramento e pode ser preenchida de próprio punho. Infelizmente é uma exigência a mais que acaba impactando nas filas", explicou o prefeito, em entrevista ao Bahia Meio Dia desta quinta-feira (13). Ainda segundo o gestor, para agilizar o processo da vacinação, o ideal é que a autorização seja levada já preenchida. "É uma exigência que vamos cumprir, mas nosso objetivo é facilitar. Caso a criança vá com algum parente é importante levar essa declaração que pode ser do (próprio) punho do pai (ou responsável). Há declarações disponíveis nas nossas redes, a pessoa pode imprimir e só assinar", diz. A autorização não é exigida para outras vacinas em crianças.

De acordo com Bruno Reis, a vacinação começará por crianças com deficiência. "A previsão é amanhã [sexta] a tarde iniciar a vacinação pelas organizações sociais que trabalham com crianças com deficiência e no sábado (15) vamos abrir para todas as crianças com 11 anos. Infelizmente só estão chegando 16 mil doses e temos um universo de pouco mais de 20 mil crianças com 11 anos em Salvador", relatou.

Termo para vacinar crianças
Caption

O prefeito ainda ressaltou que à medida em que forem chegando mais doses, a vacinação seguirá estratégia ordem de idades maiores para menores.

A capital baiana tem 149.214 crianças cadastradas na faixa entre cinco e 11 anos, e este público receberá o imunizante da Pfizer, em uma dose com 0,2 ml e composição específica para esse grupo etário.

De acordo com orientação do Ministério da Saúde, não será administrada a vacina contra Covid junto com outros imunizantes do calendário infantil. O intervalo recomendado é de 15 dias.

Para receber o imunizante, a criança precisará ter o nome no site da Secretaria da Saúde, além da declaração de pais ou responsáveis autorizando. É preciso levar a declaração, originais e cópias do cartão de vacina, e documento de identificação da criança que vai receber a vacina e do pai ou mãe que fez a declaração. O modelo da declaração vai ficar disponível nos postos para ser preenchido e também no site da SMS, caso o responsável prefira imprimir em casa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags