Coronavírus

Bahia registra 14 novos óbitos por Covid-19 nesta sexta-feira (10)

Vagner Souza/Arquivo BNews
Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.384  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 10/12/2021, às 18h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia registrou nas últimas 24 horas, 14 óbitos por Covid-19, segundo o boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulgado nesta sexta-feira (10). Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.384.

A pasta ressalta que os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

Por conta de ataque de hackers sofrido pelo Ministério da Saúde no início da manhã desta sexta, não foi possível a divulgação do boletim epidemiológico completo. Os sistemas e banco de dados da pasta permanecem indisponíveis até o momento.

Ataque hacker

Uma análise preliminar da Polícia Federal constatou que não houve sequestro de dados do Ministério da Saúde no ataque hacker desta sexta-feira (10) que tirou do ar o site do Ministério da Saúde e a plataforma Conecte SUS, que fornece o certificado nacional de vacinação. Por conta do ataque, a exigência do "passaporte da vacina" para quem entrar no país por via aérea, que passaria a vigorar a partir deste sábado (11), será adiada para o próximo dia 18 de dezembro.

A hipótese principal das autoridades é a de que a ação criminosa foi motivada por ativismo político na internet, o chamado hacktivismo. Elas avaliam se teve perda de informações.

Segundo peritos escalados para averiguar a situação, a conta usada para o acesso ao site do ministério foi identificada e, agora, está sendo rastreada.

Recado de suposto grupo hacker apareceu no site do Ministério da Saúde Reprodução Texto com recado de ataque a site do Ministério da Saúde ** A polícia ainda não se manifestou publicamente sobre o caso. Além da PF, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência também foi acionado pelo ministério.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp