Coronavírus

Bahia registra primeiro caso da variante Arcturus da Covid-19

Divulgação/Sesab
Paciente foi internada com a variante Arcturus e foi a óbito no dia 15 de abril  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sesab
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 04/05/2023, às 16h47


FacebookTwitterWhatsApp

Foi registrado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) o primeiro caso da variante XBB.1.16 da Covid-19, conhecida como Arcturus. Segundo a Sesab, trata-se de uma mulher de 70 anos que mora na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A paciente teve o início de sintomas no dia 6 de abril, com internação hospitalar no dia 13, e coleta para testagem de Sars-Cov-2 no dia 14, evoluindo para óbito no dia 15.


Segundo informações colhidas do prontuário hospitalar da paciente, trata-se de uma pessoa com histórico de comorbidades que deu entrada na unidade hospitalar em estado gravíssimo, com choque séptico refratário, evoluindo com disfunção de múltiplos órgãos (DMOS), lesão infectada em membro inferior e insuficiência renal crônica.


O primeiro da variante foi registrado em São Paulo. Nos países onde a variante já foi identificada, não foi observado o aumento da gravidade dos casos de Covid-19 que tenha se traduzido por aumento de hospitalizações e óbitos. A XBB.1.16 produz sintomas semelhantes a outras subvariantes, como febre, tosse, dor de garganta e coriza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp