Coronavírus

Com UPAs lotadas, números da Covid disparam em Salvador

Balanço Geral/Reprodução
Casos suspeitos de Covid-19 em Salvador têm aumentado nos últimos dias  |   Bnews - Divulgação Balanço Geral/Reprodução

Publicado em 16/11/2022, às 14h40   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Pacientes que buscam atendimento na UPA dos Barris, em Salvador, encontram a unidade com grande número de pessoas esperando atendimento, realidade que tem sido registrado em diversos pontos de atendimento na cidade. Segundo fonte ligada ao Bnews, a maioria das pessoas apresenta quadro de gripe e suspeita de Covid-19

Nos últimos dias, Salvador registrou um aumento exponecial no número casos de COVID-10 confirmados. No inicio do mês a cidade tinha 1.078 casos e na última apuração registrou 1.118 casos ativos. 

Em nota a SMS informa que a UPA dos Barris registou um fluxo de usários maior nesta quarta-feira (16), o que torna a admissão de novos pacientes mais lenta. "ntretanto, os indivíduos identificados com estado grave são atendidos de imediato na unidade de emergência. Já aqueles com classificação verde ou azul, ou seja, com quadro clínico considerado leve, no momento, têm um tempo maior de espera".

A SMS informa também que, a UPA dos Barris está em pleno funcionamento e operando com a equipe completa de profissional, "que é composta por três médicos clínicos, dois pediatras, um ortopedista e um dentista". 

Salvador tem 40 vagas para UTI Adulto destinada aos casos de Covid, 27 destes estão ocupados, o que significa uma ocupação de 68% das unidades. O número de UTI pediátricas disponíveis é de 15 vagas, nove delas estão sendo ocupadas, o que representa uma taxa de 60%¨da ocupação. 

O quadro é mais grave quando analisado o número de leitos clínicos para crianças. Salvador tem 20 leitos destinados ao público e 17 deles estão ocupados, de acordo com os dados disponibilizados no site da Secretaria da Saúde. 

Após o feriado, a Prefeitura de Salvador retomou a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema "Liberou Geral". Estratégia contempla também a aplicação da 1ª, 2ª e 3ª para indivíduos com 18 anos ou mais, independentemente de ser residente do município.

Atualizada 15h16

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp