Coronavírus

Covid-19: Nova variante da Ômicron assusta brasileiros após eleições

Tânia Rego / Agência Brasil
Surgimento de nova variante da Ômicron, aliado a pouca adesão às doses de reforço das vacinas e aglomerações durante campanha eleitoral aumentaram taxa de transmissão  |   Bnews - Divulgação Tânia Rego / Agência Brasil

Publicado em 10/11/2022, às 08h26   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A diminuição dos casos de Covid-19 nos últimos meses permitiu que os brasileiros relaxassem nas medidas de combate à doença. Porém, o surgimento de uma nova variante, aliado a pouca adesão às doses de reforço das vacinas e as aglomerações durante campanha eleitoral, aumentaram a taxa de transmissão.

Com isso, ampliou as internações e o risco de uma nova onda às vésperas das festas de fim de ano. A morte de uma mulher em São Paulo, contaminada pela subvariante BQ.1, acendeu o alerta de vez.

A BQ.1 é uma das mais recentes variantes, pertencente a sublinhagem de BA.5, da Ômicron, que carrega, mutações em pontos fundamentais do víros. Ao menos cinco estados já contabilizam casos da subvariante no país: São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas.

Até então, a BQ.1 revela uma vantagem de crescimento considerável sobre outras sublinhagens da Ômicron circulantes em muitos locais, incluindo Europa e Estados Unidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp