Saúde

Após aumento significativo de casos de Covid-19, faculdades voltam a recomendar uso de máscara

Divulgação/PMS
Três faculdades do estado do Rio de Janeiro já emitiram comunicados indicando diversas recomendações  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PMS

Publicado em 09/11/2022, às 17h27   Cadastrado por José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

Após o aumento do número de casos de Covid no estado do Rio de Janeiro, faculdades retomaram a recomendação do uso de máscaras em suas dependências. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) já tinham divulgado algumas medidas preventivas até esta terça-feira (8). 

Dentre as declarações das universidades, a UFRJ orienta que as máscaras sejam usadas em ambientes fechados ou com aglomeração após um aumento nos testes positivos, de 2,6% em setembro para 18,3% em outubro. 

Já na Uerj, o uso de máscaras é obrigatório para quem estiver com sintomas gripais, mesmo que tenha feito teste de Covid e dado negativo. A recomendação à comunidade acadêmica é usar máscara em locais fechados ou “onde o distanciamento mínimo de 1 metro não possa ser praticado”. Pessoas com comorbidades também são orientadas a usar máscaras. Eventos e atividades com presença do público seguem liberados. 

A PUC-Rio pediu à comunidade acadêmica que volte a usar máscaras em ambientes fechados ou com aglomeração, como salas de aula e auditórios. Além disso, a instituição informou que, para pessoas com sintomas gripais, seja mantida a máscara, independentemente de onde esteja no campus.

Tanto a Secretaria Estadual de Saúde do Rio como a Secretaria Municipal da capital afirmam que a orientação é para que pessoas com sintomas gripais usem a máscara. 

No país, 1 milhão e 600 mil pessoas estão sem proteção contra Covid pois não tomaram nenhuma dose de reforço.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp