Saúde

Hospital do Subúrbio está entre os cinco melhores hospitais públicos do país; veja ranking

Divulgação | Sesab
No total, 40 hospitais foram incluídos no ranking, que reconheceu as instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) mais eficientes  |   Bnews - Divulgação Divulgação | Sesab

Publicado em 08/11/2022, às 21h57   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Hospital do Subúrbio (HS), passou a integrar a seleta lista dos hospitais públicos de excelência existentes no Brasil. Ocupando o 5º lugar, a unidade é a primeira e única pública da Bahia e do Nordeste "a conquistar o nível máximo de certificação da qualidade dos serviços de saúde prestados à população". 
No total, 40 hospitais foram incluídos no ranking, que reconheceu as instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) mais eficientes, bem avaliadas por usuários e que oferecem qualidade e segurança aos pacientes. Os ganhadores foram revelados nesta terça-feira, em premiação nacional inédita realizada em Brasília.
A iniciativa, liderada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Instituto Ética Saúde (IES) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconheceu os hospitais públicos que possuem atendimento 100% financiado pelo SUS. As instituições premiadas possuem diferentes formatos de gestão e estão localizadas em 11 estados do país.
“A intenção com esse reconhecimento inédito é estimular ainda mais que os hospitais públicos brasileiros busquem cada vez mais aperfeiçoar seus serviços e mecanismos de gestão, ganhando em eficiência, resolutividade e qualidade à população usuária do SUS”, afirma o presidente do Ibross, Flávio Deulefeu.
Participaram da seleção os hospitais com Acreditação de nível 3 (excelência) emitido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) ou com certificação de qualidade plena internacional. No total, 136 hospitais públicos de todo o Brasil foram avaliados pela comissão julgadora, formada pelos representantes das instituições envolvidas na organização do prêmio (Ibross, OPAS/OMS, IES e ONA) e pela professora e pesquisadora Mariana Carreira, da FGV-Saúde.
Os critérios utilizados para estabelecer a pontuação incluíram as avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados), este último medido em parceria com a Escola de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Segundo Deulefeu, um dos caminhos na busca pela excelência é a Certificação de Qualidade Hospitalar, pois se trata de processo de avaliação contínua, que ajuda na aprendizagem dos profissionais de saúde e gestão, além de contribuir para a melhoria dos processos internos, com objetivo de oferecer qualidade na assistência aos usuários. As informações são do O Globo.
Ranking dos Melhores Hospitais Públicos do Brasil
1. Hospital Estadual Sumaré “Dr. Leandro Franceschini” - Sumaré/S;
2. Hospital Geral de Itapecerica da Serra - Itapecerica da Serra/SP e Hospital Geral Dr. Waldemar Alcantara - Fortaleza/CE;
3. Hospital Estadual de Diadema - Diadema/SP
4. Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre/RS e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - São Paulo/SP;
5. Hospital do Subúrbio - Salvador/BA;
6. Hospital Estadual Vila Alpina - São Paulo/SP; Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Dr. Euryclides de Jesus Zerbini - São Paulo/SP 
7. Hospital Estadual Mário Covas - Santo André/SP;
8. Hospital Geral de Pirajussara - Taboão da Serra/SP;
9. Hospital Regional de Jundiaí - Jundiaí/SP; Hospital Regional de São José dos Campos - São José dos Campos/SP
10. Hospital Geral de Caxias do Sul - Caxias do Sul/RS;

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp