Coronavírus

Crianças com menos de 5 anos morrem de Covid no Brasil a cada dois dias

Rovena Rosa/Agência Brasil
Grupo de crianças está sem vacina da Pfizer e governo não tem previsão para imunização  |   Bnews - Divulgação Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 16/10/2022, às 13h57   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Em 2 anos, Covid mata 3 vezes mais crianças do que outras 14 doenças mataram em 10 anos
Brasil não atinge metas da vacinação infantil. De acordo com o site g1, os números desmentem declarações recentes do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (que na sexta-feira disse que '"a molecada não sofre com vírus") e servem de base para críticas de especialistas contra a demora do Ministério da Saúde em liberar a vacina para essa faixa etária, mesmo já tendo o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, os pequenos brasileiros desta faixa etária representam 9% do total de internações por Covid-19. Uma criança com menos de 5 anos morre de Covid-19 a cada 2 dias no BrasOs números foram levantados pelo grupo Observa Infância, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a pedido do g1.

Entre 4 de setembro e 1 º de outubro, 437 crianças foram hospitalizadas por complicações da Covid no Brasil. Nesse período, 17 mortes pela doença foram registradas entre menores de 5 anos.
De janeiro até o dia 3 de setembro, a proporção de internações de crianças por complicações do vírus era menor: em média, 6,3%.

“Essas crianças continuam muito vulneráveis porque o vírus continua circulando. A vacina impede a manifestação das formas graves e boa parte dos óbitos, mas, ainda assim, o vírus circula. E a criança não vacinada tem sido, sim, impactada”, disse o pesquisador e coordenador do grupo, Cristiano Boccolini.
responsável pela incorporação de tecnologias e medicamentos no SUS, e, com isso, adicionar uma nova e inédita etapa no processo de liberação de uma vacina contra a Covid.

Caso o tema seja mesmo levado ao órgão, será a primeira vez desde o início da campanha de vacinação que a Conitec vai avaliar o uso de uma vacina contra a Covid para menores de 18 anos.

Na semana passada, membros da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que assessora o Ministério da Saúde em temas de vacinação recomendaram a aplicação da vacina da Pfizer em crianças a partir dos 6 meses. Em outros momentos, a pasta aguardou apenas o parecer desse grupo para anunciar o início da imunização, sem enviar o assunto para a Conitec.

O ministério diz que o acionamento do órgão foi uma recomendação da área jurídica da pasta, por causa do fim da emergência em saúde pública.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp