Coronavírus

Diretor da OMS projeta novo cenário da pandemia na Europa

Reprodução/Pixabay
Segundo Kluger, executivo da OMS, índice de vacinação e fim do inverno devem ser determinantes  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 04/02/2022, às 08h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, afirmou projetou um cenário diferente da pandemia na Europa em um futuro próximo. Segundo o executivo, a situação no continente com o alto número de vacinados contra a Covid-19, indica uma "paz duradoura" que pode levar a um "longo período de tranquilidade" em relação à doença.
"Este contexto, que até agora não vivemos nesta pandemia, abre a possibilidade de um longo período de tranquilidade", disse o diretor da Organização para a Europa, Hans Kluge. "Uma 'trégua' que poderia trazer uma paz por um longo período", acrescentou Kluge.
Além da cobertura vacinal, o fim do inverno europeu também pode acelerar o arrefecimento da pandemia. O diretor da OMS compara a possibilidade a um "cessar-fogo". No entanto, para conseguir alcançar o objetivo é preciso que os 53 países da região continuem a cumprir o esquema vacinal e dê atenção à população mais vulnerável.
Assim como no Brasil, a Europa também vive um novo surto de coronavírus, desta vez sem a mesma letalidade, mas em razão do fácil espalhamento da variante Ômicron, com os índices mais altos dos últimos dois anos.
Mesmo com o avanço, países como Dinamarca, França, Noruega, Suécia e outros, afrouxaram as medidas restritivas. Kluge diz que o momento atual permite seja possível de contonar a situação sem a mesma rigidez.
"Penso que é possível responder às novas variantes, que inevitavelmente surgirão, sem repor o tipo de medidas de que precisávamos antes", garantiu o diretor. As informações são do G1.
A pandemia de covid-19 deixou mais de 5,5 milhões de mortos desde que o escritório da OMS na China informou o aparecimento da doença em dezembro de 2019, segundo balanço estabelecido pela AFP a partir de fontes oficiais nesta quinta-feira.
O Brasil é, depois dos Estados Unidos, o país que mais registrou mortes em números absolutos desde janeiro de 2020, com 628.960 óbitos. Em relação ao número de mortes por 100.000 habitantes, o Peru lidera a lista, com 625.
Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp