Coronavírus

Espanha flexibiliza restrições e estuda decretar fim da pandemia

Tomaz Silva/Agência Brasil
A obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre no país já foi retirada  |   Bnews - Divulgação Tomaz Silva/Agência Brasil

Publicado em 10/02/2022, às 23h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Espanha decidiu flexibilizar as restrições impostas para enfrentamento da Covid-19, e pretende tratar o vírus como uma endemia. A informações é do perfil do Instagram sobre turismo 'Melhores Destinos'.

“A pandemia tem cada vez mais características de endemia e, portanto, temos de avançar para um novo modelo de vigilância”, destacou a ministra da saúde Carolina Darias, na última quarta-feira (9), em encontro da União Europeia.

Leia também:Reforço da Pfizer após Coronavac eleva eficácia contra a Covid em 92,7%, diz estudo

O assunto já era cogitado e também foi destacado pelo o premiê espanhol Pedro Sánchez que afirmou que a Covid-19 deveria ser tratada como uma gripe e não como uma epidemia. “Estamos trabalhando nisso há semanas”, respondeu Sánchez, no mês passado, quando perguntado se o governo dele está buscando alterar o enfoque da pandemia. “A ciência conhece melhor o vírus. (…) Temos que avaliar a evolução da covid para uma doença endêmica”, disse o primeiro-ministro.

Hoje a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre foi retirada. Desde o fim do mês passado, voltou a ser permitido que pessoas frequentem bares e restaurantes sem restrições. Ainda de acordo com as informações, nem mesmo a comprovação de vacinação é mais necessária. Além da liberação de encontros de pessoas sem a restrição de até dez pessoas em ambientes fechados.

No mês passado a Espanha registrou recordes de casos de infecção de Covid-19 atingindo o pico de quase 150 mil num único dia. Agora os casos estão baixando e já rondam a casa dos 60 mil diários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp