Coronavírus

Espanha se prepara para tratar covid-19 como gripe; entenda

Reprodução/TV
O presidente alega que a condição mudou e é possível tratar covid-19 como gripe  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV

Publicado em 11/01/2022, às 18h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Espanha prepara seu sistema de vigilância contra covid-19 para tratar a doença causada pelo coronavírus como uma forma parecida de gripe, sem conta todos os casos diários. As informações são do jornal El País.

“A taxa de mortalidade dos casos de Covid-19 já não é semelhante à da primeira oonda, que era de cerca de 13%. Está agora perto de 1%. Portanto, temos de avaliar a doença com parâmetros diferentes“, disse o presidente do governo espanhol, Pedro Sanchéz.

A ideia é criar uma amostra estatisticamente significativa distribuída em pontos-chave, como é feito com relatórios de forma a calcular como a doença está se propagando, do ponto mais suave ou mais grave, mas sem recorrer à contagem exaustiva como tem sido feito até aqui.

“Agora, dada a enorme transmissibilidade da Covid, é muito difícil cumprir rigorosamente os protocolos de vigilância universal, está a se tornando impossível”, afirma Amparo Larrauri, chefe do Centro Nacional de Epidemiologia (CNE). Mas Larrauri afirma que, perante a realidade da variante Ômicron, as autoridades de saúde espanholas estão “trabalhando na transição de uma vigilância universal para uma sentinela da infeção respiratória aguda leve nos cuidados primários e grave nos hospitais. Mas não se pode mudar da noite para o dia".

Leia também: Números disparam e Bahia registra mais 2.152 casos de Covid-19 em 24 horas

Covid no Brasil

As mortes em consequência de complicações associadas à covid-19 passaram de 620 mil no Brasil, segundo dados da segunda-feira (10). O país registrou, em 24 horas, mais 110 óbitos pela doença e, com isso, o total de mortes chegou a 620.091. Até ontem (9), o sistema de informações da pandemia marcava 619.981 falecimentos. Nesta segunda-feira (10), a Bahia registrou 63% na taxa de ocupação de leitos de UTI adulto para Covid-19.

Ainda há 2.882 mortes em investigação, dados que não vêm sendo atualizados nos últimos dias. Os casos em investigação referem-se a registros em que a determinação da causa da morte demanda exames e procedimentos posteriores ao falecimento.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp