Coronavírus

Máscara PFF2 é a mais indicada para proteção contra a ômicron

Reprodução/Youtube
Especialista explica que o modelo tem uma proteção mais efetiva contra a variante  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 06/01/2022, às 19h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Diante da explosão de casos de Covid-19 agravada pela disseminação da ômicron, especialistas estão recomendando o uso da máscara PFF2 para uma proteção mais efetiva contra a variante do coronavírus.

O pesquisador na Universidade de Vermont e membro do Observatório Covid-19BR, Vitor Mori explica haver variáveis da cepa ainda não dimensionadas. Segundo o especialista, se as pessoas infectadas carregam mais vírus, se a localização da carga viral facilita o caminho, ou se a quantidade de vírus necessária para infecção é menor.

"Com esse vírus mais transmissível, as medidas de proteção têm que acompanhar o risco. Então faz sentido usar uma máscara melhor", explica Mori.

Leia também:Pensar que ômicron será a última variante é 'muito otimista', diz especialista da OMS

Mori explica ainda que a máscara a PFF2 - de preferência com a tira na cabeça, é a mais segura para a proteção. Na sequência ele cita outros modelos com tiras que prendem atrás da orelha, e a KN95, equivalente a PFF2, mas sem os mesmos certificados.

Caso a pessoa não tenha nenhuma dessas disponíveis, a recomendação do especialista é usar a cirúrgica com uma de pano por cima. A ordem deve ser essa para que a cirúrgica filtre e a de pano ajuste ela melhor.

"É preciso desmistificar a PFF2. Ela não é mais difícil de achar, basta procurar além da farmácia, como lojas de material de construção ou EPI. E como pode ser reutilizada várias vezes, não é tão cara", afirma.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp