Coronavírus

Ministério da Saúde estuda rebaixar a pandemia para status de endemia

Agência Brasil
Os técnicos da saúde tem até a segunda metade de março para entregar o estudo sobre o cenário do coronavírus no Brasil  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 08/03/2022, às 08h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prioridade do ministro da saúde, Marcelo Queiroga, é rebaixar o status da Covid-19 de pandemia, onde há uma situação de emergência sanitária global, para endemia, onde se convive com a existência do vírus, com números estáveis de contaminação e mortes.

De acordo com a Folha de São Paulo, a pasta precisa achar uma saída apoiar a posição do presidente, Jair Bolsonaro (PL), que desde o início da pandemia distorce dados para deixa-la mais branda.

Na reunião com técnicos de saúde, na última sexta-feira (4), Queiroga solicitou um levantamento do cenário da Covid-19 após a realização das festas de carnaval. A ideia é analisar o impacto do coronavírus e achar uma forma de reforçar o discurso presidencial. Os dados coletados deverão ser entregues na segunda metade do mês e a pasta deverá decidir sobre a mudança do status até o fim deste mês.

Queiroga busca encontrar uma forma para desobrigar o uso de máscaras no Brasil e, segundo aliados do governo, ser reconhecido como o gestor que terminou com a crise sanitária no país.

Leia mais:

Covid e disfunção erétil estão diretamente associadas

Covid-19: Taxa de ocupação de UTI pediátrica em Salvador está em 93%

Municípios fluminenses ainda não decidiram sobre liberação de máscaras

Através das redes sociais, o presidente anunciou, desde a última quinta-feira (3), a tarefa da Saúde em "rebaixar para endemia a atual situação da Covid-19 no Brasil".

Pelas regras atuais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o término da crise sanitária tiraria a permissão do uso das vacinas Coronavac e Janssen, além de outros medicamentos contra o coronavírus de forma emergencial. Uma tarefa que está no colo do setor jurídico da saúde para resolver.

O status de "emergência" foi reconhecido em portaria da Saúde de fevereiro de 2020 . E o declínio também dificultaria a emissão de créditos extraordinários, que não são computados no teto de gastos. Por conta disso, a equipe do Ministério da Saúde estuda quais regras podem ser impactadas caso o governo mude a forma de tratar a pandemia, e de que forma podem manter os benefícios. Uma opção é mudar as normativas da Anvisa.

Em reunião, Queiroga pediu para que os técnicos da saúde observassem as medidas adotadas por outros países como, Reino Unido e a Dinamarca que já tratam o Covid-19 como endemia.

Para alguns gestores do SUS, esse ainda não é momento para a mudança na forma de tratar o coronavírus já que o número de óbitos no país ainda está alto. Só nesse segunda-feira (7), foram 211 mortes e 20.644 casos de Covid-19 registrados no Brasil. Até agora já são 652.418 vidas perdidas e 29.066.590 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2. 

Parte dos gestores do SUS acredita que essa mudança é uma estratégia para ajudar na campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, mas vai gerar desgaste para o Ministério da Saúde.  Queiroga tem buscado agradar a base do governo para se agarrar ao cargo.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp