Coronavírus

Ministério da Saúde libera vacina da Pfizer para crianças a partir de seis meses

Dinaldo Silva/BNews
Anteriormente, as primeiras doses da chamada Pfizer baby estavam restritas a crianças de seis meses a 2 anos com comorbidades  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 27/12/2022, às 17h54   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde decidiu ampliar o uso da vacina fabricada pela Pfizer contra a Covid-19 para todos os bebês e crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses. Uma nota técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI), assinada em 23 de dezembro, determina a medida.

No entanto, a orientação só irá valer após a publicação da portaria com a recomendação final da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), o que deve ocorrer ainda nesta semana. Anteriormente, as primeiras doses da chamada Pfizer baby estavam restritas a crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades.

A aplicação do imunizante ocorrerá de forma escalonada, priorizando as crianças com comorbidades. Já para pequenos sem doenças que as inserem no chamado grupo de risco, a vacinação ocorrerá primeiro para bebês de 6 meses a menores de 1 ano; crianças de 1 a 2 anos; crianças com 3 anos e, por fim, crianças com 4 anos de idade.

Além disso, quem foi vacinado com a Coronavac precisa terminar o ciclo de vacinação com o mesmo imunizante, e não com a Pfizer baby. O documento também altera a recomendação de intervalo entre as doses para crianças para quatro semanas. Já a terceira dose deve ser aplicada pelo menos oito semanas após a segunda.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp