Coronavírus

Pessoas alérgicas têm risco 38% menor de desenvolver Covid-19, diz estudo

Reprodução
Pesquisadores analisaram dados de 16 mil pessoas que responderam questionários online  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 06/12/2021, às 13h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pessoas com doenças alérgicas têm um risco até 38% menor de desenvolver Covid-19, segundo pesquisa realizada pela Universidade Queen Mary de Londres, publicada recentemente na revista Thorax.

Os pesquisadores analisaram dados de 16 mil pessoas que responderam questionários online. Foram analisados apenas fatores que poderiam influenciar no risco de contrair a infecção, incluindo idade, circunstâncias familiares, trabalho, estilo de vida, peso, altura, condições médicas de longa data, uso de medicamentos, estado de vacinação, dieta e ingestão de suplementos.

No total, 16 mil pessoas responderam ao primeiro questionário, mas apenas 14,3 mil continuaram preenchendo os demais e finalizaram a enquete final. Em média, os participantes tinham 59 anos, a maioria (70%) era mulher e 95% identificaram sua origem étnica como branca.

No período do estudo, 446 participantes (quase 3%) receberam diagnóstico de Covid-19 e 32 foram hospitalizados. Os resultados mostraram que doenças desencadeadas por alérgenos, como eczema, dermatite atópica e rinite alérgica foram associadas a uma redução de 23% no risco de Covid-19. Entre os que tinham doença atópica e asma, o risco foi 38% menor.

Uma das hipóteses citadas pelos pesquisadores para a diminuição do risco de Covid-19 em pessoas com doenças alérgicas é o fato dessas pessoas apresentarem redução da expressão de ECA2, enzima utilizada pelo novo coronavírus para invadir as células.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp