Coronavírus

Saiba tudo sobre a nova variante de Covid, considerada altamente mutante

Imagem Saiba tudo sobre a nova variante de Covid, considerada altamente mutante
Especialistas consideram alarmante o fato de que novos casos da mutação estejam aumentando  |   Bnews - Divulgação
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 17/08/2023, às 07h00


FacebookTwitterWhatsApp

A subvariante EG.5 do coronavírus, conhecida como Eris, tem causado cada vez mais preocupação. Nesta semana, a variante se tornou a mais dominante nos Estados Unidos, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) a classificou como "de interesse", o que significa que possui alterações genéticas que conferem vantagens, além de a prevalência estar crescendo. As informações são do O Globo.

Mesmo que a doença grave em adultos mais velhos e em pessoas no grupo de risco seja sempre um alerta, assim como a Covid prolongada em qualquer pessoa infectada, os especialistas afirmam que a Eris não representa uma ameaça substancial, pelo menos não mais do que qualquer uma das outras principais variantes que circulam atualmente.

“É preocupante o fato de que ela está aumentando, mas não parece ser algo muito diferente do que já vem circulando nos últimos três a quatro meses. Então acho que é isso que ameniza minha preocupação em relação a essa subvariante, neste momento”, disse Andrew Pekosz, professor de Microbiologia Molecular e Imunologia na Escola de Saúde Pública Bloomberg da Universidade Johns Hopkins.

Segundo Pekosz, a EG.5 não parece ter novas habilidades em relação à sua capacidade de contágio, sintomas ou probabilidade de causar doenças graves. Testes diagnósticos e tratamentos como o Paxlovid continuam sendo eficazes contra ela.

A OMS declarou, por meio de um comunicado, que com base nas evidências disponíveis, “o risco para a saúde pública representado pela EG.5 é avaliado como baixo em nível global”.

Apesar do crescente número de mutações, é altamente improvável que essas novas variantes causem um aumento semelhante ao que ocorreu no inverno de 2022 com a primeira variante Ômicron.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp