Coronavírus

Transmissão comunitária da Ômicron no Rio de Janeiro é confirmada por secretário de saúde

Vagner Souza/BNews
Rio de Janeiro tem números de infectados da H3N2 abaixado  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 30/12/2021, às 19h33   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A nova cepa do coronavírus, a Ômicron, já faz parte da transmissão comunitária no Rio de Janeiro, de acordo com o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz. Em conversa com o site O Globo, 94 casos suspeitos da variante estão sendo investigados.


Enquanto o número de infectados da gripe H3N2 está diminuindo, a da nova cepa da Covid-19 aumenta gradativamente após um bom tempo com taxas baixas na cidade. 


“A gente vinha com um número muito baixo de testes positivos para Covid, menos de 1%, e nessa última semana essa positividade foi para 5,5%. Isso já era esperado, era previsível que aconteceria por causa da entrada de uma nova variante. Podemos atribuir que esse aumento está relacionado à variante Ômicron, e que nesse momento tem transmissão local da variante”, disse.


Em relação à nova gripe, houve uma queda de 92% comparado com a primeira semana do início do mês, onde um aumento significativo foi registrado. A diminuição da influenza, segundo o secretário, está relacionada à cobertura vacinal no município. 


Assim como em Salvador, o gestor do Rio pede para que as pessoas que estão com os sintomas da gripe, procurem uma unidade básica de saúde para realizar o teste de Covid-19. “A gente está há dois dias sem nenhum óbito de Covid na cidade. Não estamos vendo nenhum aumento nas internações. Todos os casos de Ômicron que estão sendo investigados são com sintomas leves, sem necessidade de internação”.

Na Bahia, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta quinta-feira (30), 459 casos de Covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas, além de cinco mortes em decorrência do vírus. Em compensação, 347 pessoas se recuperaram da doença.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp