Coronavírus

Vacinação infantil: Médicos acionam CFM para processar ministro da Saúde

Walterson Rosa/MS
Eles querem processar o ministro da Saúde após resistência para vacinação das crianças  |   Bnews - Divulgação Walterson Rosa/MS

Publicado em 06/01/2022, às 16h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Médicos membros do Conselho Honorário do Cosems-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo) enviaram uma solicitação ao CFM (Conselho Federal de Medicina) pedindo a abertura de um processo ético-profissional contra o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. As informações são do portal UOL.

No documento, assinado por ex-presidentes da entidade, os médicos argumentam que o cardiologista cometeu infrações que prejudicam toda a população brasileira, principalmente as crianças entre 5 a 11 anos, alvo de discussão pública por causa da vacinação infantil contra covid-19.

Após resistência do governo federal, o ministro anunciou a inclusão dessa faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, sem a exigência de prescrição médica.

Leia também: CPI da Covid quer convocar Queiroga de novo; Otto Alencar apoia

Bolsonaro diz que técnicos da Anvisa são 'tarados por vacina'

Os médicos ressaltam que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já havia aprovado a vacinação para esse público, portanto, a postura do ministro e do governo não fariam sentido.

"A alegação inicial para não implantar a vacinação foi relativa à segurança da vacina, inverdade que contraria absolutamente ao que se observou em milhões de doses desta vacina já aplicadas nessa faixa etária em outros países."

Após o imbróglio, o Ministério da Saúde diz ter encomendado todas as doses necessárias para atender o público-alvo de 20 milhões de crianças, e prevê que todas serão entregues no primeiro trimestre deste ano.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp