Justiça

Dois desembargadores do TJ-BA disputam vaga no STJ

Publicado em 01/10/2015, às 12h29   Rodrigo Daniel Silva (@rodansilva)



Dois desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) estão na lista de inscritos para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sidnei Beneti.
Os desembargadores Edmilson Jatahy Fonseca Júnior e Gardênia Pereira Duarte disputam a vaga com outros 38 oriundos da Justiça estadual a se aposentar aos 70 anos. A cadeira está vazia desde agosto de 2014. Por ser maior o ramo do Judiciário, as vagas destinadas à Justiça estadual no STJ são sempre mais concorridas que as demais.
Perfil
Jatahy Júnior é graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1985. Ingressou na magistratura em 1986 e atuou nas Comarcas de Coração de Maria, São Sebastião do Passé, Barra do Mendes e Feira de Santana. Em 1992 foi promovido para a Comarca de Salvador, onde atuou nas áreas Cível, de Fazenda Pública, de Registro Público e na Turma Recursal. Nos últimos dez anos, foi juiz convocado para substituir desembargadores do TJBA. Foi eleito em sessão plenária realizada no dia 18 de setembro, pelo critério de merecimento, para integrar o TJ-Ba
Gardênia Duarte nasceu na cidade de São Paulo e formou-se em 1980 pela Universidade Católica do Salvador, advogando junto ao INCRA e se especializou em advocacia de família. Em 1984 assumiu a sua primeira comarca – Monte Santo – como juíza de Direito. Atuou nas comarcas de São Felipe, Castro Alves e Cachoeira, até chegar a Salvador, em 1992. Na capital, atuou no Juizado Especial de Trânsito, foi titular da 3ª Vara de Família e Sucessões e exerceu a presidência da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado da Bahia. Além da carreira jurídica, a magistrada é autora de três livros sobre o espiritismo e outros dois relacionados ao direito, e ainda dedica parte do seu tempo para a música, já tendo lançado três CDs, onde interpreta músicas de autores renomados da Música Popular Brasileira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp