Justiça

Quali: fraudes em licitações ocorriam em órgãos estaduais e municipais na Bahia

Publicado em 28/11/2016, às 12h44   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

As fraudes em licitações investigadas pela operação Quali, deflagrada nesta segunda-feira (28) pelo Ministério Público baiano, ocorriam em contratos com órgãos estaduais e municipais espalhados em toda a Bahia. Segundo investigadores do caso, as fraudes afetavam áreas mais prioritárias do interesse público, como saúde pública, educação, obras.
No entanto, segundo o promotor de Justiça Luciano Taques, nem sempre havia a necessidade de cooptar agente público para se efetivar a fraude.
Em coletiva de imprensa realizada na sede do MP, em Nazaré, em Salvador, o promotor Luciano Taques afirmou que, além dos prejuízos aos cofres públicos, empresas foram prejudicadas com o esquema que atuava na Bahia há cerca de 20 anos em serviços de impressos gráficos. 
"Temos informações de que grandes empresas, que costumavam contratar com procedimentos muito parecidos na licitação pública, foram prejudicadas. [...] Quando o cartel encontrava uma terceira empresa tentando disputar uma licitação, o dirigente da nova interessada era procurado e ocorria uma tentativa de cooptação. Era feita ali uma proposta para aquela empresa integrar o cartel", detalhou o promotor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp