Justiça

Nova lei francesa dá ao trabalhador “direito de desconectar”

Publicado em 04/01/2017, às 08h36   Redação Bocão News



Uma nova lei que começou a vigorar na França a partir deste início de ano permite aos trabalhadores o “direito de desconectar” dos e-mails das empresas, além de smartphones e outros equipamentos eletrônicos que possam ser usados para trabalhar depois do fim do expediente. A lei pede que empresas com 50 ou mais funcionários negociem novas políticas para o uso de e-mails fora do ambiente de trabalho.
As companhias serão obrigadas a elaborar uma carta de boa conduta estabelecendo quais são os horários fora da jornada de trabalho - normalmente o período noturno e o fim de semana - quando os funcionários não deveriam enviar ou responder e-mails profissionais.
O governo francês argumenta que o problema da conexão permanente com o trabalho é universal e crescente - e que uma intervenção é necessária. A medida entra em vigor depois de muita pressão de sindicatos franceses que alegam que a tecnologia digital gerou uma explosão de “trabalho não declarado” fora de horário.
"Os funcionários saem fisicamente do escritório, mas eles não saem do trabalho. Eles continuam presos por um tipo de coleira eletrônica - como um cachorro. As mensagens de texto e os e-mails colonizam a vida do indivíduo até que ele ou ela desmorone”, afirmou o parlamentar socialista Benoit Hamon à BBC. Já o ministério do Trabalho francês declarou: “estas medidas foram designadas para garantir o respeito ao período de descanso e o equilíbrio entre trabalho, família e vida pessoal”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp