Justiça

Reunião discute 'Caso Helen' e ações de combate ao feminicídio

Publicado em 28/06/2017, às 07h27   Redação BNews



Uma reunião realizada na tarde de terça-feira (27), na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), contou com a presença de autoridades, alunos e professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) para avaliar o andamento do caso de Helen Moreira, jovem de 28 anos assassinada a facadas pelo marido em Vera Cruz, no início do mês.
Na ocasião, o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, se pronunciou sobre a importância de dar visibilidade ao caso e amliar o debate junto à pasta de Educação. "É muito interessante chamar a Secretaria de Educação para o debate, porque o machismo é algo que nasce em casa e no âmbito escolar. Precisamos nos atentar a isto e trabalhar o tema desde à educação básica", frisou.
Ao final do encontro, ficou acordado alguns pontos e ações para discussões futuras, a exemplo da criação de comitê interno na Uneb, para acolher e orientar estudantes vítimas de violência; a elaboração de campanhas dentro e fora das universidades estaduais e federais; a formação de uma comissão entre diversas secretarias, incluindo a SJDHDS, SPM, Sepromi, Segurança Pública (SSP), Secretaria de Saúde (Sesab) e de Educação, além de medidas a curto prazo, como o adiantamento do inquérito do feminícidio.
Participaram do encontro a titular da Sepromi, Fabya Reis, a chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM-BA), Karla Ramos, o reitor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), José Bites, além de alunos e professores da Uneb 
O CRIME - Recém-formada em Pedagogia pela Uneb, Helen Moreira, 28 anos, foi morta a facadas no pescoço dentro de casa, em Vera Cruz (Ilha de Itaparica) este mês, pelo companheiro Ângelo Silva, 25 anos, que fugiu sem prestar socorro à vítima. Segundo informações da Polícia Militar, o crime foi motivado por ciúmes. Helen trabalhava como pedagoga em Vera Cruz e era uma das coordenadoras do Quilombo Ilha, projeto social que ajuda jovens na preparação para o vestibular.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp