Justiça

Integrante da New Hit vai se entregar nesta quarta; advogados vão impetrar habeas corpus 

Reprodução // TV Bahia
Advogados afirmam que decisão da juíza de rui Barbosa foi “precipitada”   |   Bnews - Divulgação Reprodução // TV Bahia

Publicado em 25/10/2017, às 13h22   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Após pedido feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), através da promotora Marisa Marinho Jansen Melo de Oliveira, a juíza Marcela Moura França Pamponet, da cidade de Ruy Barbosa, no Centro-Norte da Bahia, determinou a prisão dos oito ex-integrantes da extinta banda New Hit, condenados por estupro em 2012. A juíza determinou a execução imediata da decisão condenatória de segunda instância, proferida pela Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no último dia 29 de agosto.

Nessa decisão do TJ, o então integrante da banda Jefferson Pinto dos Santos e o segurança da banda e ex-policial militar Carlos Frederico de Aragão foram inocentados do crime. A polícia baiana cumpriu a determinação da Justiça, porém apenas cinco dos oito integrantes foram encontrados. Jhon Ghendow de Souza Silva, Michel Melo de Almeida, Weslen Danilo Borges Lopes e William Ricardo de Farias, defendidos pelo advogado Kléber Andrade, estão presos na sede da Polinter. Edson Bonfim Berhends Santos, cuja defesa também fica a cargo de Andrade, vai se entregar ainda nesta quarta-feira (25). O quinto integrante preso é Alan Aragão Trigueiros, defendido pelo advogado Leite Matos, que afirmou ao BNews considerar a determinação da juíza precipitada: “na execução provisória da sentença houve uma precipitação da juíza. Por isso entendemos que cabe habeas corpus e vamos protocolar hoje”. Todos os presos aguardam encaminhamento a um presídio de Salvador. 

Os integrantes Eduardo Martins Daltro de Castro Sobrinho, mais conhecido como Dudu, ex-vocalista da banda, e Guilherme Augusto Campos Silva, ambos defendidos pelo advogado Alfredo Venet, não foram encontrados. Ao BNews, Venet afirmou que só vai se manifestar no processo. 

O advogado Kléber Andrade, que defende cinco dos oito acusados, afirmou à reportagem que vai protocolar ainda hoje o pedido de habeas corpus para seus clientes. Ele explicou que considera a prisão precipitada porque “a execução provisória proferida pelo juízo de Rui Barbosa se fundamenta dizendo que o Tribunal de Justiça já julgou o recurso, mas tem embargos em análise. A sentença foi parcialmente reformada em agosto pelo TJ-BA, e logo em seguida foram interpostos embargos declaratórios com efeito modificativo (que pode modificar o acórdão do TJ-BA). Os embargos foram recebidos pelo desembargador relator e encaminhados à Procuradoria de Justiça para emissão de parecer, o que ainda não aconteceu”. Mesmo com esse procedimento em andamento, informa Andrade, a juíza determinou a execução de uma sentença que ainda pode ser modificada.

Vale lembrar que os integrantes da extinta New Hit aguardam vaga no sistema prisional baiano. Ao BNews, a assessoria de comunicação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap), declarou que ainda não sabe qual unidade serão encarcerados os oito condenados, pois existe um trâmite entre a Justiça e os advogados, que negociam algumas solicitações, a exemplo de unidades prisionais próximas das famílias, entre outros pedidos.

Matéria relacionada:

Caso New Hit: novo julgamento pode diminuir sentença ou absolver os réus

Caso New Hit: novo julgamento acontece nesta terça-feira (15)

Caso New Hit: novo julgamento mantém condenação de oito integrantes

Advogados afirmam que decisão da juíza de rui Barbosa foi “precipitada”

Advogado de integrantes da extinta New Hit diz que prisão foi prematura

Caso New Hit: advogado vai recorrer de decisão que condenou cantor a 10 anos

Integrantes da banda New Hit são presos novamente

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp