Justiça

Cármen Lúcia envia a ministros do STF lista de ataques à corte

Folhapress
Nela se destacam os xingamentos de Ricardo Montemor e críticas de Carlos Fernando dos Santos Lima  |   Bnews - Divulgação Folhapress

Publicado em 28/04/2018, às 10h28   Redação BNews



A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, enviou a colegas, em um envelope fechado, o levantamento que a segurança do tribunal fez sobre ataques sofridos por magistrados da corte na internet, de acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.

Segundo a publicação, nele se destacam os xingamentos do promotor Ricardo Montemor, que já está sendo investigado pela corregedoria do Ministério Público de São Paulo (MPSP), e críticas recorrentes do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, da Lava Jato em Curitiba.

De acordo com a publicação, magistrados do STF abriram diálogos com a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que alguma providência seja tomada já que se consideram vítimas de injúria e difamação, como a coluna revelou na quinta (26). Caso contrário, estudam abrir um inquérito no próprio STF contra o procurador.

Ainda segundo a  coluna, Carlos Fernando já responde a processo disciplinar por ter chamado Michel Temer de “leviano, inconsequente e calunioso”. O corregedor Orlando Rochadel Moreira recomendou oficialmente a ele que se abstivesse de emitir juízos de valor nas redes sociais em relação a políticos, partidos e investigados.

A colunista detalha que Lima ignorou a recomendação. Na quinta (26), ele afirmou que a possibilidade de o Supremo abrir um processo “somente demonstra autoritarismo e é incompatível com a liberdade de expressão”. Disse ainda que decisões da Justiça “devem ser cumpridas, mas não isentas de serem criticadas”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp