Justiça

Chega a 376,7 mil o número de presos cadastrados em banco nacional de monitoramento

Luiz Silveira/ Agência CNJ
Tribunais de Justiça têm organizado mutirões de servidores para acelerar a inclusão dos presos no sistema   |   Bnews - Divulgação Luiz Silveira/ Agência CNJ

Publicado em 28/05/2018, às 13h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O número de detentos incluídos no Cadastro Nacional de Presos chegou a 376.717 com a conclusão da inclusão dos dados do estado de Pernambuco no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP). Agora já são 15 as unidades da federação que terminaram a implantação do BNMP. 

De acordo com os dados nacionais, do total de presos, 357 mil são homens e 19 mil são mulheres. Cerca de 36,5% estão em execução definitiva, 34,5% estão em execução provisória e 28,9% são presos provisórios. 

O BNMP versão 2.0 foi desenvolvido pelo CNJ e é um sistema que vai permitir que a Justiça visualize, em qualquer parte do país, com poucos cliques no computador, se a pessoa presa já responde por um ou mais crimes em outros Estados do país. A ferramenta vai revelar, com precisão e em tempo real, a verdadeira população carcerária do país.

Os Tribunais de Justiça têm organizado mutirões de servidores para acelerar a inclusão dos presos no sistema. Os Estados do Roraima, Amazonas, Acre, Amapá, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul já concluíram o cadastramento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp